domingo, 13 de maio de 2012

Acordes Verdes levava o povo atrás do Trio


No início dos anos 80, o produtor fonográfico baiano Wesley Rangel contratou um grupo de músicos jovens para gravar os discos de uma musicalidade emergente. Neste grupo estavam Luiz Caldas, que tocava no Trio Elétrico Tapajós, Alfredo Moura, Cesinha, Carlinhos Marques, Carlinhos Brown, Tony Mola, Paulinho Caldas e Silvinha Torres.
Em 1984, basicamente este mesmo grupo viria a se tornar a banda mais virtuosa - na opinião minha e de muitos - que já se exibiu nos trios elétricos, o que não é pouca coisa. Estes acordes, de sonoridade mítica, misturavam, no Circo Troca de Segredos, pop, frevo, reggae e outros ritmos caribenhos, ijexá (afoxé), e assim foram intitulados Acordes Verdes.
Luiz Caldas e Acordes Verdes gravam, em dezembro de 1983 um compacto com as músicas "O Beijo" e "Como um Raio". A primeira, um antológico frevo composto para o Bloco Beijo, no qual a banda iria sair no carnaval de 1984, afinal a "Acordes Verdes leva o povo atrás do trio, nesta dança lance, lança, e o Beijo a mais de mil...". A segunda uma homenagem irreverente ao futebolista Osni, "...tão pequeno quanto a bola, mas tão grande quanto o gol...".
A banda Acordes Verdes continuou acompanhando Luiz Caldas quando este atingiu dimensão nacional, a partir do segundo semestre de 1985, com a gravação e divulgação da música Fricote (Luiz Caldas/Paulinho Camafeu).


Foto-montagem: Pedrinho da Rocha

3 comentários:

  1. Que delícia poder relembrar isso!! Obrigada!! Andei procurando, mas, não consegui achar "vou curtindo com Acordes Verdes, os seus olhos verdes a me enfeitiçar..." Você sabe onde consigo achar?

    ResponderExcluir
  2. Meus tempos.
    Queridas lembranças.
    Obrigado.

    ResponderExcluir